Header Ads


Aterro Sanitário de Nova Castilho já está em funcionamento




Nesta semana, o município de Nova Castilho deu início às operações do aterro sanitário da cidade. Instalado em uma área de 5.524,29 m², localiza-se na Estrada Municipal NCT 010, no Km 1,3 na Zona Rural do município.
O Aterro obteve sua Licença de Operação após ser aprovado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Secretaria do Meio Ambiente e IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), depois de passar por todas as análises necessárias e ser comprovado que atende a todas as normas exigidas por lei.
O empreendimento que tem estimativa de vida útil de10 anos e 6 meses com  63 valas, foi projetado para a deposição de Resíduos Sólidos Domiciliares do município, ficando proibido a deposição de qualquer outro tipo de resíduo.
Segundo o responsável pela implantação do aterro, o Técnico e Analista Ambiental Cássio Rodrigues de Paula, é muito importante seguir o sistema operacional do aterro. É necessário cobrir diariamente os resíduos com uma camada de terra, impedindo que o vento arraste sacolas plásticas e outros resíduos para fora da vala. Também é necessário seguir o projeto para não perder a posição de cada vala projetada, para não deixar área sem aproveitamento e diminuir a vida útil calculada.
O prefeito João Tamborlin Neto ressaltou que este foi um importante marco em sua administração. “Esta é uma obra de muita importância para este município, garantindo a preservação do meio ambiente e saúde e qualidade de vida aos munícipes” – completou, o prefeito
A coleta dos resíduos sólidos domiciliaresé realizada três vezes por semana em todo o município.



Reportagem: André Martins

Nenhum comentário