Header Ads


A importância no tratamento do esgoto










Depois do uso da água, seja no banho, na limpeza de roupas, de louças ou na descarga do vaso sanitário, o esgoto começa a ser formado. Os que vêm das residências formam os esgotos domésticos, e os formados em fábricas recebem o nome de esgotos industriais. Esta diferenciação é importante, porque cada tipo possui substâncias diferentes, e são necessários sistemas específicos para o tratamento dos resíduos.

Geralmente, o esgoto não tratado contém muitos transmissores de doenças, micro-organismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública, porque evitam a contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.
É preciso, contudo, ficar atento ao descarte de resíduos à rede de esgoto. Óleo de fritura usado deve ser separado pelo dono do imóvel em garrafas pet para entregar nos pontos de coleta. O material quando jogado na tubulação forma placas de gordura que se juntam com outros dejetos que também não deveriam estar no esgoto como preservativos, fios de cabelo e papéis, causando entupimentos e refluxo de esgoto.

Nas casas, comércios ou indústrias, ligações com diâmetro pequeno formam as redes coletoras. Estas redes são conectadas aos coletores-tronco (tubulações instaladas ao lado dos córregos), que recebem os esgotos de diversas redes.

Dos coletores-tronco, os esgotos vão para os interceptores, que são tubulações maiores, normalmente próximas aos rios. De lá, o destino será uma Estação de Tratamento, que tem a missão de devolver a água, em boas condições, ao meio ambiente, ou reutilizá-la para fins não potáveis.
O tratamento do esgoto garante sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente, pois os dejetos e susbstâncias não retornarão aos córregos sem tratamento e saúde pública, pois dessa forma não teremos riscos de contaminações.

O tratamento de esgoto consiste na remoção de poluentes, e o método a ser utilizado, depende das características físicas, químicas e biológicas.
Em General Salgado, a empresa responsável por realizar o esgotamento sanitário é a SABESP,  a mesma vem realizando com eficiência seu trabalho, garantindo qualidade de vida a população.
Contamos com Estações de tratamento de esgoto, na cidade de General Salgado, onde se utiliza o sistema de Lagoas de Tratamento,  já São Luis do Japiúba e Prudêncio e Moraes, o sistema utilizado são as Estações de Tratamento Compactas, utilizadas apenas em pequenas comunidades.
Alunos da Escola Nelson Thomé Seraphim, acompanhadas da interlocutora do Programa Município Verde Azul, Jéssica Gimenez Barbosa, visitaram a Lagoa de Tratamento, onde o encarregado de Posto e Operação da Sabesp local, Alessandro, explanou sobre a importância do tratamento de esgoto para a meio ambiente e todo o sistema de funcionamento da Estação.